A grande dificuldade da fotografia digital foi reproduzir resultados iguais aos obtidos com as antigas câmeras de filme. A película do filme fotográfico tinha o tamanho padrão de 36mm x 24mm, mais popularmente conhecido como 35mm. Nem todos os sensores das câmeras digitais tem o mesmo tamanho. A fabricação de sensores do mesmo tamanho dos antigos filmes fotográficos é muito cara, por isso, estes sensores atualmente só estão presentes em câmeras profissionais de ponta caríssimas. Por causa do alto custo de produção, foram criados os sensores menores, e com isto surgiu o termo Fator de Corte.
Full Frame.
36mm x 24mm - Também conhecido por 35mm): Como dito anteriormente, este tipo de sensor é utilizado apenas em câmeras profissionais de ponta caríssimas. Produz os melhores resultados com altíssima qualidade de imagem.
APS-H(28mm x 18mm aproximadamente): Utilizado apenas em alguns modelos da Canon e outros poucos modelos de outras marcas.
APS-C(24mm x 16mm aproximadamente - Também conhecido por DX nas câmeras Nikon): Utilizado na maioria das câmeras avançadas para uso amador e profissional das marcas Nikon e Canon. O sensor APS-C das Canon é um pouco menor do que o das Nikon. Possui um ótimo custo-benefício e produz excelentes resultados. Não chega a se comparar ao sensor Full Frame, mas costuma ser a escolha mais comum dos fotógrafos, principalmente aqueles que não possuem alta condição financeira, por ter o melhor custo-benefício do mercado.
As câmeras Full Frame geram imagens muito mais limpas, com pouquíssimo ruído, mesmo com o uso de valores de ISO altos, mas tendem a produzir bordas um pouco escuras.
Veja alguns outros exemplos de como cada distância focal se comporta em diferentes fatores de corte:
O que é Corte ?
Seja lá com qual câmera você estiver fotografando a objetiva sempre vai reproduzir o mundo do mesmo jeito. Ou seja, ela vai enviar para o sensor uma imagem circular refletida nas lentes.
A diferença é que um sensor full frame vai captar boa parte desta imagem, enquanto um sensor APS-C vai captar um pedaço, adivinha, menor!
É com base nessa suposta mudança de distância focal que nos baseamos para chegar em um fator de corte. A segunda câmera do exemplo, com um sensor de 22 x 15mm, vai fazer com que uma lente 31mm faça uma foto que mostra a mesma coisa que uma 50mm mostraria em uma full frame. Dividindo 50mm por 31mm chegamos em um valor aproximado de 1.6. É esse o fator de corte deste sensor.
Usamos este número para fazer o cálculo contrário, quando chega a hora de escolher uma lente para nossa câmera APS-C. Uma lente 50mm, quando usada em uma câmera com fator de corte de 1.6, vai mostrar o equivalente a uma lente 80mm (50 x 1.6).
Espero que tenham gostado , é isso ai ..
Nenhum comentário :
Postar um comentário